quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bainha Aberta XI

Exercício 6
Bainha Aberta Quadrada

A Bainha aberta Quadrada é bem empregada para guarnecer outras bainhas mais bem elaboradas e para dar sustentação diante de outros trabalhos como o Reticello.

Iniciamos marcando largura e comprimento da barra que vamos bordar.
Aqui nesse exemplo vamos usar 8 fios para a largura e contar 88 fios de trama para formar 22 grupos de 4 fios cada.
Bordamos as bordas que sustentam a largura retirando 2 fios na borda superior e 2 na inferior, ficando com 4 fios centrais intactos.
Iniciamos da direita para a esquerda na borda inferior trazendo a linha para o direito e introduzindo a agulha na borda superior, paralela e 4 fios a esquerda da borda inferior.




 Na sequencia do bordado, voltamos sobre os 4 fios, introduzimos a agulha no canto superior junto ao inicio e em diagonal passamos para a carreira inferior a exatos 4 fios conforme a carreira superior. Puxamos bem a linha afim de ficar uma boa amarração.
 Nessa carreira inferior, novamente, voltamos sobre os 4 pontos e tornamos a sair no inicio dele mesmo. Puxar bem.

Daqui para a frente o ponto é uma repetição.
Subimos para a carreira superior com a linha em perpendicular, pegando 4 fios da direita para a esquerda, voltamos sobre eles, introduzimos para a borda inferior em diagonal e a 4 fios à frente... seguir instruções até o fim da carreira.


Terminar carreira.









Nessa amostra podemos ver bem aplicada a Bainha Quadrada em carreiras duplas.








"A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são."
Fernando Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e por participar com seu comentário, retornarei com uma resposta dentro do possível. Por favor deixe seu e-mail para futuro contato. Lúcia Machado