domingo, 27 de maio de 2012

Bainha Aberta IX

Exercício 4
Bainha Aberta Escada


Nesse exercício vamos usar o ponto básico/simples da Bainha Simples que já vimos antes.

Essa Bainha Escada se ajusta bem a formar uma boa base para uma bainha posterior maior e mais elaborada, dá uma boa consistência às bordas, firmando e “abrindo” o trabalho.


Nessa foto procurei fazer a sequência dos passos de uma vez só.
Então vemos bem acima a marcação de início, meio e fim. Lembrando que esse é um trabalho a fios contados então tudo que pudermos marcar para facilitar a contagem é bem vindo.Depois bordei em ponto reto as bordas a fim de dar sustentação para o corte dos fios da trama.
A última parte aparece a imagem já com os fios cortados e desfiados, com a agulha e linha numa posição inicial do Ponto Bainha Simples.
Nesse exercício foram tirados10 fios, ou seja, essa bainha tem uma altura correspondente a 10 fios de trama, por 48 fios de urdidura, pensando em juntar 12 grupos de 4 fios cada.

Primeiro vamos separar grupos com o ponto Bainha Simples ao longo de toda a carreira.
Iniciei a 3 fios abaixo da borda desfiada.






Nessa foto ao lado a carreira inferior já está trabalhada.
Passei a linha por tras sob os fios do arremate das bordas e passei a trabalhar a borda superior.




Caso não queira voltar a carreira superior da direita para
a esquerda, é só inverter o trabalho e fazer a carreira de volta igual como a inferior.
Terminando ambos os lados da barra, temos a Bainha tipo Escada.



O número de fios a se tirar para dar a altura da barra pode variar de 5 até 12 fios, mais que isso ela perde a função de sustentação e já fica mais próxima de uma preparação para um trabalhando entre as colunas que se formam após as amarrações e os grupos.
Veremos mais adiante.



Na imagem ao lado um bom exemplo da aplicação da Bainha tipo Escada, ela forma uma boa estrutura na borda de entorno do trabalho e separa quadrados onde foram elaborados outros bordados.




"Toda a obra de arte é uma personalidade. O artista vive nela, depois dela ter vivido longo tempo dentro dele." (Vargas Vila)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e por participar com seu comentário, retornarei com uma resposta dentro do possível. Por favor deixe seu e-mail para futuro contato. Lúcia Machado