sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bainha Aberta VI

Exercício 1
Bainha Simples

Esse exercício mostra um ponto básico usado para “formatar” a base de uma Bainha Aberta.
Agrupa os fios formando colunas para posteriormente podermos construir desenhos e também é usado para juntar o tecido numa bainha virada.

Para executar esse exercício basta  apenas que 1 fio da trama seja retirado e já se tem um bom efeito, no caso desse exercício para que fique bem evidente, vamos tirar 2 fios por um comprimento de 10 a 12 cm.

Mostra exercíco 1 maneira 1:



Iniciamos da esquerda para a direita;




  
Com a agulha entrando da direita para a esquerda pegue 3 fios desfiados juntos na carreira de fios desfiados;







Voltar sobre eles e introduza a agulha rente a linha, por baixo e para cima 3 fios, saindo na parte superior, fazendo coicidir os fios que foram agrupados e unidos pela laçada com o numero de fios acima, na borda superior, lembrando que essa é uma técnica de fios contados sendo importante manter o numero de fios, tanto da trama quanto da urdidura sempre coincidentes, seguindo um padrão.

  
Repetir a sequencia de execução do bordado



       




Mostra exercíco 1 maneira 2:

 Iniciamos também da esquerda para a direita;
 Introduzimos a agulha rente a borda superior do avesso para o direito na carreira de fios desfiados;






Carregamos a agulha contando: 1 fio de trama para cima e 3 fios de urdidura para a direita, introduzimos a agulha para o avesso em diagonal para a esquerda 1 fio de urdidura saindo para o lado direito do trabalho;




  

      A partir desse primeiro ponto passamos a repetir a seguinte sequência:
      1 fio de trama para cima e 2 fios de urdidura para a direita,     introduzimos a agulha para o avesso e em diagonal para a esquerda e para baixo saimos 1 fio de urdidura saindo para o direito na linha do fio desfiado;



Concluir carreira seguindo conforme acima.









     



Essas duas maneiras de fazer a Bainha Simples também é perfeitamente executável se iniciada da direita para a esquerda.

Aplicando o Exercício 1 maneira 1: 

Aplicando a Bainha Simples para formar uma bainha virada.
Essa bainha é utilizada no arremate de um trabalho.
Vamos usar a técnica exatamente como explicado no exercício 1 maneira 1.

Marcamos as larguras para os vincos da bainha virada;









Vincamos e alinhavamos para fixar e melhor executar a bainha virada;






  
 Iniciamos o trabalho conforme instruções de execução.
Trazer a linha do avesso para o direito, saindo 3 fios acima pegando todas as dobras juntas e seguindo os passo-a-passos normalmente.




  
Proceder a sequencia até o fim da carreira;








Vista do trabalho pelo avesso.









Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.

4 comentários:

  1. vi seu blog e gostei bastante.
    Gosto de trabalhos manuais e ultimamente tenho feito 'bainhas abertas'.

    Beijos

    Bernadete
    www.detemiranda.blogspot.com
    www.misturasmaneiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucia Elisa,
    Passeando na Net procurando Bainhas Abertas, achei o teu blog
    Ensinando a fazer este maravilhoso bordado.
    Vc tem apostilas p/vender? Estou interessada na aquisição.
    Aguardo noticias.
    Wadislava
    wadikazelonski7@gmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucia,
    Agradeço o carinho da tua visita e comentário. Vou fazer algo com este PAP.
    Ótimo final de semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, deixo aqui o meu abraço e continuando sua resposta, eu gosto muito de trabalhos manuais.
    Tenho um pequeno atelier em casa onde faço 'artes', bolsas e outras coisas. Ultimamente estou gostando de fazer colchas, jogos americanos, guardanapos etc... Adoro fazer a bainha aberta mas acabo sempre fazendo a mais simples, por ser mais rapida
    Nas horas vagas faço tudo isto mas vai juntando uma tralha danada e estes dias de feriado estou tirando coisas para desfaze... ja nao tenho mais tanto espaço.

    Seu blog é ótimo. Pelo visto ajuda muita gente. Parabéns

    Beijos

    Bernadete
    www.detemiranda.blogspot.com
    www.misturasmaneiras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por participar com seu comentário, retornarei com uma resposta dentro do possível. Por favor deixe seu e-mail para futuro contato. Lúcia Machado