segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Bainha Aberta III

ACESSÓRIOS

Dentre os acessórios, o Bastidor é indispensável.
Bastidores são estruturas onde fixamos o tecido para que esse fique bem firme e esticado.
Logo, é importante que desde de início se aprenda a usá-lo. O uso do bastidor oferece ao bordado um acabamento, uma certa uniformidade, pois que o tecido estando bem esticado e firme, os pontos ficam também uniformes, parelhos e firmes.


Estas estruturas existem de madeira e de plástico, com regulagens e sem regulagens. Eu particularmente opto pelos de madeira e com regulagem.

Os tamanhos variam de 10 cm a 30 cm e são formados por dois aros, um dentro do outro.

O tecido deve ser maior que o diâmetro do aro e é colocado por sobre o aro interno (sem regulagem) e por sobre o tecido é colocado o aro externo (com regulagem).

Ajusta-se a regulagem de forma que o tecido fique bem firme, e vamos esticando-o por toda a volta e apertando a regulagem até que esteja tudo bem justo.

Talvez a dificuldade em se trabalhar com o bastidor seja o fato de que em alguns momentos temos de fazer dois movimentos, quando temos de levar agulha e linha para baixo e depois traze-los para cima novamente, ou também quando nosso trabalho é maior que o diâmetro do aro, então há de se ir movendo o bastidor ao longo da carreira.

Quando se trata de uma bainha trabalhada bem próxima da borda, é necessário que se costure um tecido auxiliar, que depois é retirado ao final do trabalho. Veremos isso mais adiante quando irei mostrar um exemplo.



A Tesourinha outro acessório indispensável.

Dê preferência àquelas de pontas bem fininhas e mantenha-as bem a fiadas.


Agulhas

Para a técnica das Bainhas Abertas usa-se as agulhas sem ponta, tipo as usadas para o Ponto Cruz e para o Hardanger.

O tamanho da agulha vai ser de acordo com a trama do tecido, lembrando que quanto maior o número da agulha mais fina e menor ela é.




Abridor de caseas

Esse acessório não é muito importante para uso na técnica, mas convém ter um a mão.
É um aparelhinho bem conhecido nas lojas de tecidos e linhas (rsrsr... sou antiga! As lojas que chamamos de "Armarinhos"... rsrsrsr)... pois bem, em nosso trabalho com as bainhas poderão ser úteis para ajudar a desfiar os tecidos. Existem em pelo menos dois tamanhos e várias marcas.
Escolha aquele que você preferir.



Pinça de sobrancelhas

Aqui estou a colocar uma pinça comum de sobrancelhas, mas você pode optar por alguma outra que possa haver e que venha a atender a necessidade do trabalho, ou seja, vamos usar e é bem útil quando temos de desfiar pequenos trechos em ambos os sentidos, urdidura e trama.


Fita Métrica

Acessório bem importante indispensável em qualquer caixinha de costura.
É comum que as fitas métricas venham com os dois lados graduados. Normalmente um dos lados é em polegadas e o outro em centímetros.
Existem em várias cores e larguras.


Linhas

Deixei por último esse "ingrediente" porque ele é fundamental.
A linha a ser usada deve ser escolhida com muito critério, existem em variedade de espessuras, a forma como os fios são confeccionados, enfim... sem falar nas cores.
O que torna esse item importante é que a linha a ser usada nas Bainhas tem de ter uma certa concordancia com os fios do tecido. Para que o trabalho não perca em beleza e qualidade temos de cuidar para que a linha tenha a mesma espessura do fio do tecido. Opte por linhas de boa qualidade cujos fios sejam bem enrolados, resistentes, fortes.
Na técnica das Bainhas Abertas existe uma tendência para o trabalho em branco, mas nada impede que se possa usar cores e tons sobre tons são bem vistos.
Eu pessoalmente prefiro linhas tipo a que se usa em hardanger e em crochê, dependendo do tecido que escolhi.

Temos tecidos, linhas, agulhas, bastidores e demais acessórios, estamos prontas para começar a brincar.

Iremos começar pelos pontos bem básicos, mas antes, no próximo post ainda temos de falar sobre as marcações, os cortes e os desfiamentos.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. MUITO ÚTEIS AS EXPLICAÇÕES QUE DÁ.OBRIGADA PELO SEU TRABALHO EM EXPLICAR TUDO AO PORMENOR.FELICIDADES!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por participar com seu comentário, retornarei com uma resposta dentro do possível. Por favor deixe seu e-mail para futuro contato. Lúcia Machado