segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bainha Aberta II

Tecidos

Para a técnica das Bainhas Abertas é importante que se use tecidos que permitam o desfiamento.
O linho seria o ideal, mas podemos usar qualquer tecido de algodão.
Para as toalhas de mesa e caminhos de mesa: O canhamo fino (foto ao lado).
Toalhas de mão, lavabo ou rosto: O tecido de sacaria de boa qualidade, bem alvejado e que tenha as fibras uniformes, oferece uma boa condição para um excelente trabalho.


A aplicação da técnica é ampla, desde almofadas, toalhas de mesa, caminhos de mesa, roupas de vestuário... enfim.
O uso da técnica na confecção de bainhas simples em calça, vestidos, blusas.

O importante saber é que se faz necessário ter um tecido no corte do fio.

O tecido é composto de trama, urdidura e auréola, a saber:

A auréola no tecido é a barra mais compacta e resistente que fica ao longo do comprimento do tecido.
urdidura são os fios que ficam no comprimento do tecido, paralelos as auréolas, e a trama são os fios que se entralaçam a urdidura e correm transversal aos fios desta.

Diante disso escolha um tecido que possa ser aplicada a técnica e que vá satisfazer a finalidade de seu trabalho. O canhamo grosso poderia ser usado numa almofada por exemplo, o fino para toalhas de mesa e uma cambraia para um lenço.

Em minhas toalhinhas de mão costumo usar um tecido de sacaria de boa qualidade, onde os fios da trama e urdidura têm a mesma espessura.

Próxima postagem será sobre os acessórios.
Até mais!

4 comentários:

  1. Muito boa aula...
    já me tornei sua seguidora...estou à espera da próxima aula...

    abraços de MF

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostei muito do seu blog e já me tornei seguidora.
    Beijos no coração, Aracy

    ResponderExcluir
  3. Olá Lúcia! Que lindo o seu blog e trabalhos! Estarei providenciar os materiais, certo e necessários e vou seguir Todas as aulas! Bjs, um ótimo começo de semana e feriado.

    ResponderExcluir
  4. seria mais interessante se você colocasse uma foto apontando aureola e os demais pontos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por participar com seu comentário, retornarei com uma resposta dentro do possível. Por favor deixe seu e-mail para futuro contato. Lúcia Machado